Este site usa cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website concorda com o seu uso. Para saber mais, leia a nossa Política de Cookies.

SÁBADO    por    Cofina Boost Content

Partilhe nas Redes Sociais

Stressado? Faça exercício físico!

Shot of a fit young couple going for a run outdoors

Stressado? Faça exercício físico!

A Endocrinologista do Hospital da Cruz Vermelha, entidade parceira da Associação Montepio, explica como vencer a ansiedade.

Vaneska Spinelli Reuters, Endocrinologista do Hospital Cruz Vermelha

Stressado? Faça exercício físico! | Espaço M365

O ser humano, de uma forma básica, pode ser dividido em dois grupos: o que encara o stress como um desafio e o que encara o stress como um problema.

Quem opta por encarar o stress como um desafio tem uma resposta plena e rápida ao estímulo, voltando facilmente ao seu estado normal. Mas a pessoa que encara o stress como um problema liberta mais cortisol de uma forma mais contínua e o cortisol em excesso, mais do que a adrenalina, mexe extremamente com o humor, pode levar à depressão ou a síndromes de ansiedade.

O facto de vivermos em sociedade e numa sociedade em que as pessoas têm de estar alerta faz com haja esse estímulo do cortisol de forma contínua. E o que é que acontece? Em vez de termos uma resposta adaptativa e normal, os níveis altos de stress e adrenalina podem causar doenças.

Para melhorar a resposta orgânica ao stress e ajudar o corpo a normalizar a libertação hormonal, é fundamental a prática de exercício físico, nem que seja meia hora por dia, o suficiente para libertar endorfina, que dá uma sensação de prazer e bem-estar, melhora a resposta cardíaca, melhora incrivelmente o humor.

Mas qualquer outra coisa em que a pessoa se foque para melhorar o estado psíquico é também uma mais-valia, como a leitura de um bom livro, as atividades ao ar livre, a meditação, o ioga e até a música, que liberta endorfinas, melhora o humor além da resposta circulatória.

PodPoupar

PodPoupar+

Um podcast que ensina tudo sobre poupanças e finanças