Este site usa cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website concorda com o seu uso. Para saber mais, leia a nossa Política de Cookies.

SÁBADO    por    Cofina Boost Content

Partilhe nas Redes Sociais

Rentrée e voltar às rotinas

Rentrée e voltar às rotinas

Inês Sousa, Nutricionista no Hospital da Cruz Vermelha, entidade parceira da Associação Montepio, deixa conselhos para conseguir ou recuperar uma forma física saudável.

Inês Sousa, Nutricionista no Hospital da Cruz Vermelha

Rentrée e voltar às rotinas | Espaço M365

Como consequência do confinamento muitas pessoas aumentaram ou estão a aumentar o peso corporal, algumas já teriam excesso de peso ou obesidade e agravaram o seu índice e outras dentro da normalidade ganharam gordura corporal extra. Muitos são os fatores que sem dúvida contribuíram e continuam a contribuir para esta situação, são eles: sedentarismo, aumento / má escolha alimentar e ansiedade.

Deixo-vos aqui alguns conselhos, sendo que no caso de obesidade, deve ser tratada de forma multidisciplinar com acompanhamento clínico regular:

  1. Aumente ao máximo o consumo de vegetais sejam crus, cozidos, salteados, pelo menos 2 vezes por dia, eles devem ocupar metade do nosso prato do almoço e jantar e quando tal não é possível inclua-os entre as refeições principais como snack, exemplo: palitos de vegetais com molho de iogurte natural;
  2. Aumente a hidratação, 1,5 L por dia é a recomendação geral, troque por vezes o café por chá, e tenha sempre uma garrafa consigo, é o melhor lembrete. Se gostar, pode aromatizar a água com hortelã, limão, pepino, etc.;
  3. Substitua bolachas, bolos, pão por frutas e frutos secos para os seus lanches;
  4. Utilize mais vezes e mais quantidade de especiarias e ervas aromáticas nos seus cozinhados como o açafrão, a pimenta, os coentros, entre outros, pois para além do efeito anti-inflamatório e termogénico no organismo também promovem a saciedade;
  5. Substitua o pão, o arroz e a massa pelas opções integrais, de forma a aumentar o aporte de fibra e a saciedade;
  6. Reduza o consumo de sumos e álcool e foque-se na água;
  7. Aumento o seu gasto de energia ao longo do dia, ou seja, para além de ser importante praticar exercício físico moderado regular, mínimo 30 minutos por dia, também é importante a atividade física diária leve, não esteja sentado mais que 30 minutos seguidos, opte por escadas em vez de elevador, faça mais trajetos a pé, etc.


Boas escolhas alimentares!

PodPoupar

PodPoupar+

Um podcast que ensina tudo sobre poupanças e finanças