Lisboa
Pratique Ioga com Raquel Tunes
Aceite o nosso convite e tire partido de todos os benefícios desta prática milenar, adaptada à condição física de cada um.
Aceite o convite da Associação Montepio e pratique Ioga, todos os meses, uma ou duas vezes por semana, com Raquel Tunes, em Lisboa.
O Ioga é uma prática milenar com inúmeros benefícios, que começam, desde logo, no relaxamento físico que proporciona pelo alívio da dor e tensão no corpo, mas também pelo aumento da força e flexibilidade e a melhoria da circulação e oxigenação sanguínea.
Mas os praticantes de Ioga falam ainda num aumento do sistema imunitário e da saúde em geral, numa diminuição do stress e ansiedade e de uma regulação emocional com mente mais calma e relaxada. Desta forma, torna-se possível fazer melhores escolhas, mas também trabalhar mais e melhor no autoconhecimento.
O alívio das dores é outra vantagem a considerar já que, através do Ioga, adquirimos maior consciência corporal, o que significa maior perceção da postura, da forma como andamos, como nos sentamos, dos diferentes sinais de tensão muscular. Desta forma, é possível corrigir posturas e melhorar eventuais alterações, como as contraturas musculares.
Os exercícios de postura e alongamento também ajudam a libertar a tensão e dar flexibilidade aos músculos, aliviando dores causadas por escoliose, hérnia discal, fibromialgia e contraturas musculares, por exemplo.
E, contas feitas, no final de tudo também o sono se torna melhor, mais calmo e relaxado, mas também mais retemperador. Além de permitir um relaxamento e tranquilidade efetivos, facilitando uma boa noite de sono, o Ioga aumenta a produção de melatonina, a hormona que regula o ciclo do sono, conferindo-lhe mais qualidade. E, com o corpo mais relaxado, o descanso é efetivo e a disposição e energia são outras no dia seguinte.
O Ioga é uma técnica milenar criada na Índia e que compreende as tradicionais disciplinas físicas originárias deste país. A palavra está associada à prática meditativa e de relaxamento. Contas feitas, é para todos: jovens ou séniores, mães, pais, avós ou tios. Falamos de uma arte cuja prática é regulada de acordo com a condição do corpo no momento de cada atividade.