Este site usa cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website concorda com o seu uso. Para saber mais, leia a nossa Política de Cookies.

SÁBADO    por    Cofina Boost Content

Partilhe nas Redes Sociais

Pilates com Lúcia Gomes Nunes
Lisboa

Pilates com Lúcia Gomes Nunes

Beneficie de um método desenvolvido com foco na qualidade do movimento corporal como um todo e cujas vantagens se fazem sentir muito além das aulas.

A Associação Montepio, através do seu espaço atmosfera m Lisboa, convida os seus associados a praticarem, mensalmente, Pilates. Este método foi criado pelo alemão Joseph Pilates que desde cedo estudou anatomia, biologia, fisiologia e medicina tradicional chinesa. Mas só começou a trabalhar no conceito de Pilates durante a Primeira Guerra Mundial, quando morava na Inglaterra e foi preso por ser alemão.

Reza a história que, enquanto estava na prisão, Joseph Pilates insistia que os presos de seu pavilhão, inclusivamente os doentes, se exercitassem regularmente com ele. Para os acamados, ele terá retirado molas dos colchões, prendendo-as nas camas e criando aquilo que seriam os primeiros aparelhos de Pilates. Mais tarde, em 1929, mudou-se para os Estados Unidos e fundou o seu primeiro estúdio da modalidade em Nova Iorque.

Ao longo dos anos, o método desenvolvido com grande foco na qualidade do movimento corporal como um todo, tem a sua génese no trabalho do CORE, formado pelos músculos da coluna, do abdómen e da pélvis.


A prática assídua e a utilização sistematizada dos seis princípios que regem e sustentam este método – Centralização; Concentração; Controlo; Precisão; Respiração; Fluidez – propiciam melhorias na saúde e bem-estar dos praticantes, entre as quais:

. Maior consciência corporal

. Mais força muscular

. Maior controlo muscular e postural

. Melhor capacidade respiratória

. Mais flexibilidade

. Correção postural de modo a evitar patologias futuras

. Alívio de dores

. Bem-estar físico e emocional

Assim sendo, percebe-se que os benefícios deste método acabam por se fazer sentir muito além das aulas, já que, no âmbito da sua prática reiterada, se interiorizam ensinamentos para a vida e retiram benefícios para a saúde.

Quem já praticou Pilates refere ainda a possibilidade de aumento da densidade óssea já que o osso, tal como o músculo, “é um tecido dinâmico e responde a exercícios de resistência e de sustentação de peso”. Este género de exercícios é bastante completo, levando os músculos a puxar o osso para criar tensão, o que acaba por fortalecê-lo. No Pilates, estes exercícios são comuns, quando praticados com o auxílio de bandas de resistência e aparelhos específicos e trazem diversas mais-valias. Aceite o convite da Associação Montepio e visite a sala polivalente do espaço atmosfera m Lisboa. Não se esqueça de trazer o seu equipamento desportivo.

PodPoupar

PodPoupar+

Um podcast que ensina tudo sobre poupanças e finanças