5 exercícios de pilates para fazer em casa
Não tem tempo para fazer exercício? Experimente estes cinco exercícios de Pilates, que podem ser feitos em casa, e que contribuem para melhorar o seu bem-estar e forma física.
Pilates é uma modalidade que contribui para a melhoria da flexibilidade, postura, força e equilíbrio. Com os devidos cuidados, pode ser praticada por pessoas de qualquer idade e em qualquer lugar. Para se iniciar nesta modalidade, Débora Muro, marketing manager do Vivafit, ginásio parceiro da Associação Montepio, deixa a sugestão de 5 exercícios de pilates que pode fazer em casa e os benefícios que trazem para o corpo e mente.
Exercícios de pilates para começar hoje
1. Cat Stretch
Este exercício melhora a flexibilidade do pescoço, ombros e coluna. O movimento estende os músculos das ancas, costas, abdómen e peito. Ao manter-se nesta posição, o praticante de pilates liberta a tensão do pescoço e parte de cima das costas.
2. One Leg Stretch
Também conhecido como alongamento de uma perna, este é um exercício clássico de pilates e que pode ser praticado em qualquer lugar. É um exercício de resistência e ajuda a tonificar os músculos abdominais. Neste alongamento, o tronco é estabilizado e apoiado, sendo que apenas os braços e as pernas se mexem. Este exercício desenvolve a coordenação do corpo inteiro, desafia a consciência corporal, o controlo do centro do corpo, a flexibilidade e a resistência muscular.
3. Shoulder bridge
Conhecido como ponte, este exercício pode ser feito com auxílio de uma bola e trabalha várias partes do nosso corpo, sendo a principal a coluna. O praticante desce a anca e enrola a coluna enquanto utiliza dois ciclos respiratórios. A ponte é um ótimo exercício para ganhar mobilidade torácica e diminuir a sobrecarga na coluna lombar. É ainda um bom exercício para treinar a interação entre a bacia, costelas e cintura, fortalecendo os glúteos e posteriores da coxa.
4. Swimming
Este é um exercício clássico que trabalha o fortalecimento dos músculos de toda a cadeia posterior, a estabilidade do tronco e a coordenação. É outro exercício que trabalha a respiração, jogando com a inspiração e a expiração entre as elevações dos membros. O objetivo deste exercício são as extensões dos membros superiores e a estabilidade da coluna.
5. The Hundred
Utilizado, por vezes, para aquecimento da aula, este exercício requer coordenação da respiração, enquanto os braços se movimentam e o abdómen fica constantemente contraído. Percebe-se o motivo pelo qual os praticantes ficam devidamente aquecidos, o descanso acontece apenas após a contagem de 100 movimentos com os braços. É daqui, também, que advém o nome deste exercício que trabalha, como poucos outros, todos os músculos principais do nosso corpo.