Este site usa cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website concorda com o seu uso. Para saber mais, leia a nossa Política de Cookies.

SÁBADO    por    Cofina Boost Content

Partilhe nas Redes Sociais

Porto acolhe tributo a Cruzeiro Seixas
Porto

Porto acolhe tributo a Cruzeiro Seixas

Exposição sobre a vida e obra de um dos mais importantes pintores surrealistas portugueses chega à Invicta em setembro.

De 17 de setembro a 22 de outubro, o espaço atmosfera m Porto acolhe a exposição de homenagem à vida e obra de Artur do Cruzeiro Seixas, que antes havia estado patente em Lisboa.

Falamos de um dos mais importantes pintores surrealistas portugueses, cujos desenhos de traço fino se mostraram sempre fiéis a essa linguagem estética nascida no início dos anos 20, então com o intuito de transformar a sociedade e libertar o espírito.

Artur do Cruzeiro Seixas, que gostava pouco da designação de pintor que lhe atribuíam, ocupou os seus dias com a pintura, mas também como ilustrador e poeta, tendo deixado obra vasta e variada nas diferentes expressões culturais, mas, acima de tudo, uma marca forte no panorama cultural da sua geração em Portugal e no mundo.

A exposição Um Passo à Frente, que agora chega ao Porto, integra o ciclo de celebração do centenário do pintor e conta com a curadoria de Carlos Cabral Nunes. 

A exposição celebra a vida e a magnificência da obra de Artur do Cruzeiro Seixas através de uma seleção de trabalhos inéditos do artista e ainda de diversas obras de homenagem, algumas menos conhecidas, realizadas por artistas vários, como Alfredo Luz, Eurico Gonçalves, Javier Félix, entre muitos outros.

Artur Cruzeiro Seixas foi uma figura incontornável da história da arte moderna e contemporânea em Portugal e era também o último elemento vivo do antigrupo surrealista português. Teria completado então 100 anos em dezembro de 2020, mas veio a falecer cerca de um mês antes, em novembro último, pelo que não chegou a viver para visitar a exposição em sua homenagem, inaugurada no espaço atmosfera mLisboa precisamente no mês de dezembro.

Integrada no “Ciclo de Celebração do Centenário de Cruzeiro Seixas”, a mostra que o espaço atmosfera m Porto agora acolhe resulta de uma parceria entre a Associação Montepio e a Perve Galeria.

PodPoupar

PodPoupar+

Um podcast que ensina tudo sobre poupanças e finanças