
Porto
Joan Miró: uma exposição imperdível e exclusiva
Rume a Serralves para uma visita exclusiva guiada pela complexidade do artista, em que arte, história e a vida do autor se entrelaçam no contexto geopolítico em que viveu Joan Miró.
É um dos mais destacados e polivalentes artistas surrealistas contemporâneos, e a sua arte não deixa ninguém indiferente. Joan Miró (1893-1983) criou a sua própria linguagem artística e retratou a natureza da forma como faria o homem primitivo ou uma criança. É este misto de simplicidade e complexidade, presente no seu legado, que justifica a presença de um guia que estudou a obra e percurso de vida deste artista e que durante esta visita explicará, passo a passo, a exposição, para que daí possa tirar o melhor partido.
Nesta visita orientada será convidado a conhecer Joan Miró, um dos grandes “criadores de formas” do século XX, através das suas obras. A Coleção Miró, propriedade do Estado português, cedida ao município do Porto e depositada na Fundação de Serralves, é composta por 85 obras e engloba pinturas, esculturas, colagens, desenhos e tapeçarias do famoso mestre catalão abrangendo seis décadas de trabalho, de 1924 até 1981.
Esta exposição não segue um formato cronológico ou linear: as obras estão agregadas tematicamente, tentando dar uma visão holística do percurso do artista. As várias salas abordam diferentes aspetos da sua arte: o desenvolvimento de uma linguagem de signos; o encontro do artista com a pintura abstrata que se fazia na Europa e na América; o seu interesse pelo processo e pelo gesto expressivo; as suas complexas respostas ao drama social dos anos 1930; a inovadora abordagem da colagem; o impacto da estética do Sudoeste Asiático na sua prática do desenho; e, acima de tudo, a sua incessante curiosidade pela natureza dos materiais.
Se gosta de história e de arte, esta visita é para si!