Este site usa cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website concorda com o seu uso. Para saber mais, leia a nossa Política de Cookies.

SÁBADO    por    Cofina Boost Content

Partilhe nas Redes Sociais

Grutas da Moeda: venha conhecer o interior da Terra
Leiria

Grutas da Moeda: venha conhecer o interior da Terra

Antes ainda de descer a uma profundidade de 45 metros, paragem obrigatória na aldeia Pia do Urso para desfrutar de uma experiência sensorial única.

A experiência que lhe propomos para o próximo dia 30 de outubro é uma espécie de dois em um que certamente não irá esquecer. Viajamos até ao distrito de Leiria para uma visita à aldeia Pia do Urso e um passeio às Grutas da Moeda.

Pia do Urso é um pequeno local, totalmente recuperado, no concelho da Batalha, que deslumbra os visitantes com as suas belíssimas habitações em pedra e madeira, sabiamente enquadradas pela bonita serra de Aire e Candeeiros. Trata-se de um espaço rural completamente requalificado para o turismo e que conta ainda com a implantação de um parque temático ecológico, com um percurso pedestre “sensorial”, ou seja, adaptado a invisuais. Assim sendo, ao longo de todo o trajeto será possível ter contacto com várias estações interativas e lúdicas enquanto se apreciam também a flora e a fauna locais, bem como diversas formações geológicas – as chamadas “pias” que dão nome à aldeia.

A História ter-se-á também feito por esta zona, já que, reza a lenda, por aqui passaram, em 1385, os exércitos chefiados por D. Nuno Álvares Pereira, provenientes de Ourém a caminho de Aljubarrota e, quinhentos anos mais tarde, as tropas invasoras de Napoleão Bonaparte. Afinal de contas, Pia do Urso situava-se então numa encruzilhada de vias romanas das quais se salienta a que ligava Olissipo (Lisboa) e Collipo (Batalha/Leiria).

O local conta ainda com um centro de acolhimento e interpretação que será possível visitar antes de seguir viagem para novas paragens: as Grutas da Moeda.

Repletas de formações calcárias, as galerias das Grutas da Moeda não deixam ninguém indiferente. Descobertas acidentalmente em 1971 por dois caçadores, as Grutas da Moeda, no concelho de Batalha, estendem-se ao longo de 350 metros e atingem uma profundidade de 45 metros. Por ali, será possível visitar espaços como a Sala do Presépio, a Sala da Cúpula Vermelha ou a Sala da Capela Imperfeita, com as suas inúmeras estalactites e estalagmites. Mas, quem já por lá passou assegura que algumas das mais belas áreas das grutas são aquelas onde é possível visualizar as concentrações de águas cristalinas, como o Lago da Felicidade, o Algar d’Água, a Marítima, a Cascata ou a Fonte das Lágrimas. E, antes de deixar as grutas para degustar os belíssimos produtos regionais que ali temos disponíveis, não se esqueça de atirar uma moeda a um destes algos. Reza a lenda que quem o fizer receberá em troca boa sorte!

Por tudo isto e muito mais, não perca a experiência que o Montepio lhe propõe com o seguinte programa:

  • Visita à aldeia Pia do Urso e Ecoparque Sensorial;
  • Visita às Grutas da Moeda e Centro de Interpretação Científico-ambiental;
  • Degustação de produtos regionais nas Grutas da Moeda.

A experiência inclui:

  • Acompanhamento de um guia nos locais a visitar;
  • Preços de entrada nos locais a visitar;
  • Seguros obrigatórios.
PodPoupar

PodPoupar+

Um podcast que ensina tudo sobre poupanças e finanças