Este site usa cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website concorda com o seu uso. Para saber mais, leia a nossa Política de Cookies.

SÁBADO    por    Cofina Boost Content

Partilhe nas Redes Sociais

Conheça a Quinta do Bonfim e prove o vinho
Vila Real

Conheça a Quinta do Bonfim e prove o vinho

No coração do Alto Douro, partimos à descoberta de uma propriedade com histórias para contar e não saímos sem uma prova de degustação de vinhos.

A dia 23 de outubro a Quinta do Bonfim, no Pinhão, distrito de Vila Real, abre as suas portas para receber os associados Montepio. Esta visita guiada parte do bonito museu que a quinta alberga e na qual se conta a história da propriedade, da família e dos vinhos. Uma coleção de fotografias do início do século XX do Douro, bem como documentos que registam a história da quinta e da região são alguns dos tesouros ali guardados.

Seguimos depois caminho até à adega, a antiga cave construída em 1896 e uma das mais magníficas estruturas do Vale do Douro. Esta vasta adega e barrica, com a sua estrutura de telhado extraordinariamente complexa, é usada há mais de cem anos para armazenar os vinhos do Porto de todas as colheitas na propriedade antes de serem transportados pelo rio em direção a Vila Nova de Gaia para amadurecimento adicional.

Esta propriedade histórica, localizada em pleno coração do Alto Douro, é propriedade da família Symington, que lá trabalha há já cinco gerações. Os associados Montepio podem aproveitar para desfrutar da herança desta famosa propriedade, local de origem de alguns dos mais famosos vinhos do Porto do século XXI: o Porto Vintage 2007 da Dow’s, o único Porto Vintage deste século a receber 100 pontos da Wine Spectator, por exemplo, foi ali produzido.

Ao visitar fora da época das vindimas, os visitantes podem visualizar uma curta-metragem que mostra a adega em funcionamento, bem como o tradicional pisar da uva noutras vinhas da família Symington. Durante a vindima, os visitantes assistem à receção das uvas na adega e ao vinho do Porto a ser feito nos lagares.

Antes de terminar a visita, ainda pode participar numa prova de degustação de vinhos do Porto enquanto contempla a bonita paisagem sobre o rio Douro.

Os mais novos também podem participar numa visita guiada adaptada e usufruir de uma “prova cega” de sumos com harmonização de um doce regional.

E lembre-se de que o Douro é a maior área de vinha de montanha do mundo, sendo também Património Mundial da UNESCO. As vinhas encontram-se em encostas íngremes e grande parte do trabalho continua a ser ali feito à mão, situação cada vez mais rara nas grandes regiões vinícolas do mundo. As castas autóctones proporcionam baixas produções de uvas de alta qualidade, que resulta da adaptação natural ao clima e aos solos xistosos bem drenados.

E já que está na zona, aproveite também para desfrutar de outra experiência Montepio: um passeio de barco no Pinhão.

PodPoupar

PodPoupar+

Um podcast que ensina tudo sobre poupanças e finanças