Este site usa cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website concorda com o seu uso. Para saber mais, leia a nossa Política de Cookies.

SÁBADO    por    Cofina Boost Content

Partilhe nas Redes Sociais

Caça ao cogumelo de Tibães
Braga

Caça ao cogumelo de Tibães

Ao longo de mais de 40 hectares, a cerca do Mosteiro de Tibães é terreno fértil para várias espécies de cogumelos.

Seja um verdadeiro apreciador de cogumelos, um profundo conhecedor do tema ou um simples curioso, a verdade é que não pode deixar escapar esta oportunidade única de descobrir os segredos das várias espécies destes fungos que brotam ao longo da cerca do Mosteiro de Tibães, em Braga. No próximo dia 12 de fevereiro, pelas 14h30, junte-se à Associação Mutualista Montepio na atividade “Caminha, Procura e Observa… os cogumelos no Mosteiro de Tibães” e parta à descoberta dos mais famosos cogumelos desta região. 

A experiência que aqui lhe propomos tem início com uma pequena abordagem ao mundo da micologia (estudo dos fungos), onde terá oportunidade para descobrir que os seres humanos começaram a recolher cogumelos para a sua alimentação já na altura da pré-história, e que durante vários séculos os utilizaram para outros fins, nomeadamente medicinais. As suas vantagens para a saúde são ainda hoje exploradas em vários estudos, nomeadamente na área das neoplasias, atividade hipoglicémica ou na melhoria do sistema imunitário. Tudo isto e muito mais será explicado no workshop inicial que preparámos para si. 

Depois da teoria, a prática: os participantes são convidados pelo técnico especializado a “ligar o GPS” e a rumar ao vasto manto verde de natureza que acompanha a cerca do Mosteiro de Tibães para colocar em prática o que aprenderam minutos antes. 

É hora de procurar as diversas espécies de cogumelos que vão brotando do solo nesta altura do ano e aprender que nem todas elas podem acabar no prato. Uma proposta aliciante para quem pretende dar os primeiros passos no conhecimento do fantástico mundo micológico! 

E já que estamos no cenário histórico, porque não aproveitar para lhe sugerir outra À descoberta do Mosteiro de Tibães – visita guiada ao mosteiro e cerca”, uma visita histórica que o vai deixar rendido do principio ao fim. 

Não se esqueça, vista roupa e calçado impermeável e adequado para caminhadas, e venha viver connosco esta viagem verdadeiramente histórica.

PodPoupar

PodPoupar+

Um podcast que ensina tudo sobre poupanças e finanças