Este site usa cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website concorda com o seu uso. Para saber mais, leia a nossa Política de Cookies.

SÁBADO    por    Cofina Boost Content

Partilhe nas Redes Sociais

À noite descobrimos o Palácio da Pena
Sintra

À noite descobrimos o Palácio da Pena

Se tem espírito de aventura, parta nesta visita privada e noturna ao icónico palácio da serra de Sintra e descubra os segredos que ali se encerram.

No próximo dia 3 de setembro, o Palácio da Pena, em Sintra, é o palco escolhido para uma nova aventura noturna. O icónico espaço localizado na serra de Sintra recebe duas visitas noturnas – uma às 21 horas e outra às 22 horas –, integradas em mais uma experiência proporcionada pela Associação Mutualista Montepio.

Conta a lenda que a história do Palácio da Pena remonta ao século XII, altura em que ali existia apenas uma capela dedicada a Nossa Senhora da Pena. Neste mesmo local, D. Manuel I mandou então edificar um mosteiro, o Real Mosteiro de Nossa Senhora da Pena, que terá sido posteriormente entregue à Ordem de São Jerónimo.

O terramoto que atingiu anos mais tarde a cidade de Lisboa (em 1755) deixou o mosteiro praticamente em ruínas, o que não impediu, no entanto, que este mantivesse a sua atividade. Passados quase cem anos, em 1834, quando se deu a extinção das ordens religiosas em Portugal, o mosteiro foi deixado ao abandono.

Pouco depois da chegada de D. Fernando II a Portugal, então marido de D. Maria II, o monarca apaixonou-se por Sintra e adquiriu, com a fortuna pessoal, o Mosteiro de São Jerónimo, em ruínas, bem como toda a mata que o envolvia. O projeto inicial passaria apenas por recuperar o espaço para residência de verão da família real, mas o seu entusiasmo levou-o a decidir-se pela construção de um palácio, prolongando a construção preexistente.

O palácio incorpora atualmente referências arquitetónicas de influência manuelina e mourisca, transportando o nosso imaginário a uma bonita e misteriosa viagem pelo universo “das mil e uma noites”.

Os tons coloridos do palácio, expoente máximo do Romantismo em Portugal, ajudam a entrar nesta atmosfera e abrir portas à imaginação de todos os que ali chegam. À noite, o palácio ganha novos motivos de interesse, envolto no seu típico nevoeiro da serra de Sintra e parece-nos saído de um belíssimo conto de fadas, fazendo sonhar gerações.

Acompanhe-nos, pois, nesta visita noturna e conheça a restante história do Palácio da Pena, um lugar de inegável beleza onde lendas, História e mistério se cruzam. Fique ainda a saber que o espaço foi classificado como Monumento Nacional em 1910 e como Património Mundial da Humanidade, pela UNESCO, já em 1995.

PodPoupar

PodPoupar+

Um podcast que ensina tudo sobre poupanças e finanças