Este site usa cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website concorda com o seu uso. Para saber mais, leia a nossa Política de Cookies.

SÁBADO    por    Cofina Boost Content

Partilhe nas Redes Sociais

2 Patrícias chega ao atmosfera m Porto
Porto

2 Patrícias chega ao atmosfera m Porto

A exposição reúne um trabalho realizado a quatro mãos e promete aos visitantes um exercício de sensibilidade, imaginação, fantasia e criatividade.

2 Patrícias é o tema da exposição a decorrer no espaço atmosfera m, no Porto, desde o passado dia 12 de novembro. Uma mostra que reúne obras das artistas Patrícia Monteiro e Patrícia Azevedo.

Ambas artistas plásticas, uniram-se em torno de um projeto comum, a que deram precisamente o nome de 2 Patrícias. A exposição congrega um trabalho realizado a quatro mãos e promete aos visitantes um regresso ao desenho e à pintura como suportes artísticos elementares, num exercício de sensibilidade, imaginação, fantasia e criatividade.

Nas palavras das artistas plásticas, o seu trabalho “é uma procura de formas de comunicarmos uma com a outra, um exercício de reflexão sobre si mesmo, sobre o nosso processo de trabalho, sobre o que é fazer e estar juntas como artistas, como mulheres, como seres humanos”.

O trabalho de ambas é ainda uma materialização através da criação de objetos plásticos que falam sobre a forma como dividem o espaço de criação e expressão e como as Patrícias entendem a expressão plástica. As peças finais são os objetos estéticos que daí resultam, mas também, e sobretudo, um exercício de reflexão sobre si mesmo, como objeto que pensa.

As artistas conheceram-se na escola secundária onde seguiram ambas a área das artes e na qual acabaram também por ficar amigas próximas. Não por acaso, anos mais tarde, escolheram o mesmo curso e também a mesma faculdade para seguirem os estudos. Licenciadas em Pintura, com mestrado em Arte e Design para o Espaço Público, pela Faculdade de Belas Artes do Porto, no final seguiram caminhos distintos. Patrícia Azevedo manteve-se por Espinho, cidade onde desenvolveu a carreira, enquanto Patrícia Monteiro rumou a Lisboa e daí voou para Moçambique, em ambos os casos afastadas das artes.

O reencontro aconteceu em 2020, 16 anos depois, e desse momento nasceu uma ideia: o projeto 2 Patrícias. Mas foi o confinamento que as aproximou definitivamente e permitiu que voltassem a trabalhar em conjunto. De um saudável ambiente de competição entre as duas Patrícias, colegas e amigas de uma vida, nasceram obras de arte muito próprias que chegaram agora ao espaço atmosfera m, no Porto, para serem apreciadas por todos. A não perder, até 30 de novembro, na Rua Júlio Dinis, n.º 158. A entrada é gratuita.

PodPoupar

PodPoupar+

Um podcast que ensina tudo sobre poupanças e finanças